16/10/2012

DICAS PARA UM CABELO BONITO NO VERÃO...


O calor esta chegando e a preocupação com a beleza esta sempre presente na vida das mulheres, portanto, não podemos deixar de lado o cuidado com os cabelos, pois o sol prejudica muito os fios.


Em relação ao sol, os raios UVB e UVA estimulam a perda de queratina, destroem e oxidam os cabelos. Eles perdem a cor e ficam ressecados.


O sal do mar abre a cutícula dos fios, deixando-os endurecidos e sem brilho. Isso acontece porque ele retira toda a água e os lipídios (hidratante natural) presentes no cabelo. Os cabelos ficam danificados, com frizz e volume com aspecto negativo.

Tenha sempre em casa um kit com xampu, condicionador e máscara de tratamento de uma linha específica para o verão, existem kits para todos os tipos de cabelos. Esses produtos contêm protetor solar e são ricos em vitaminas e emolientes.
Sempre que for a praia ou piscina, aplique um creme leave-in com filtro solar. Se entrar na água aplique novamente.
Uma dica interessante é enxaguar os cabelos com água doce (natural) ou mineral, após um mergulho na água.

O shampoo anti resíduos ajuda eliminar o sal e o cloro dos fios. Deve usar uma vez por semana.
Se possível evite os exageros de utilização dos secadores e chapinha. Deixe secar naturalmente os fios,podendo ser utilizados finalizadores que não contenham óleo na formula.”
Um alerta importante: muito óleo ou silicone no cabelo o deixa sem vida. Substitua esses produtos por um condicionador leave-in em spray para amaciá-lo sem deixar os fios grudados. O leave-in forma uma película no fio e ajuda na proteção. Os produtos líquidos são para cabelos oleosos; os em creme são mais indicados para quem tem cabelo seco.

As dicas são simples, mas são muito importantes para manter seus cabelos bonitos com o sol.

CABELOS VERÃO
como as patricinhas cuida do corpo
como cuidar dos fios no verao patricinha esperta
dicas no verão para cuidar dos cabelos e do corpo com os produtos da loreal
mega her no verão
o calor está chegando

PARA DEIXAR SEU CABELO LINDO E SEDOSO NESSE VERÃO...

- Deixe o couro cabeludo e os fios sempre limpinhos, pois o suor, o calor e a umidade podem causar seborreia e caspa.

- Lave bem os cabelos após sair do mar e da piscina para evitar os danos causados pela salinidade ou pelo cloro.

- Use bonés, chapéus e produtos sem enxágue que tenham filtro de proteção solar. As radiações solares agridem os fios, deixando-os fracos, quebradiços e sem vida.

- Não abuse de máscaras capilares diariamente quando estiver na praia ou piscina, pois elas facilitam os danos causados pela água do mar e piscina, deixando os fios mais fracos e quebradiços.

- Não prenda os cabelos molhados, pois quando úmidos os fios ficam mais frágeis e amarrá-los pode causar danos à estrutura dos fios.

- Evite abusar de químicas, como relaxamento e pinturas, nas estações mais quentes do ano.

- No verão os cabelos ressecam com mais facilidade; então, hidrate-o pelo menos uma vez na semana.

- Siga uma dieta saudável, uma boa alimentação é essencial para ter fios fortes e bonitos.

TODO CUIDADO É POUCO, P/MANTER OS CABELOS BONITOS E SAUDÁVEIS NO VERÃO...

Evite usar secadores e chapinhas muito quentes, utilize protetor térmico.

· Lave os cabelos com água morna ou fria, para que seus cabelos fiquem mais brilhosos, a água quente resseca os fios.

· Utilize sempre um leave-in com filtro solar, para proteger os cabelos do sol e manter a cor dos cabelos sempre bonitos.

· Faça hidratação nos cabelos pelo menos uma vez por semana

· Ao tomar banho de sol, proteja os cabelos com chapéu.

· Mantenha uma alimentação balanceada, rica em vitaminas, proteínas e minerais.

· Utilize shampoo anti-resíduos, para remover o excesso de sal e cloro

· Beba muita água, e muita água de coco.



COMO MANTER OS CABELOS LOIROS E BONITOS NO VERÃO...


Cabelos loiros têm tudo a ver com verão. A afinidade entre os fios claros e a temporada de calor é tanta que algumas mulheres até arriscam trocar os cabelos escuros por fios mais claros, ou incrementar o castanho com mechas loiras. Vale tudo para entrar na estação mais quente do ano com a cor luminosa. Porém, é importante destacar que o loiro é delicado e exige cuidados para resistir ao sol, cloro e sal e permanecer com o tom vivo e original. Para ajudá-la nessa tarefa UOL Estilo conversou com o colorista Juha Antero, do salão MG Hair Design, de São Paulo, responsável pela cor de famosas como Adriane Galisteu e Yasmin Brunet, que a seguir esclarece cinco questões sobre o assunto e dá dicas para manter os fios claros mais saudáveis.


O QUE PROVOCA O ESVERDEADO NO CABELO LOIRO ?


O que provoca aquele efeito esverdeado nos fios loiros? Como é possível evitar que isso aconteça? Juha Antero: Os fios loiros são mais delicados por natureza e o aspecto esverdeado é um dos efeitos evidentes dessa fragilidade. A culpa desse efeito esverdeado, que em alguns casos aparece azulado, normalmente é do cloro das piscinas, e de metais contidos na água de poços artesianos e tubulações antigas. O cloro é muito agressivo, danifica até cabelos virgens; tubulações antigas de casas e prédios velhos têm muito cobre e por isso acaba impregnando na água; e os poços artesianos – recurso muito utilizado por pousadas do nordeste do Brasil, por exemplo – também têm muitos metais que impregnam na água. Para amenizar esse efeito, o ideal é lavar os cabelos com um xampu de limpeza profunda uma vez por semana e em seguida aplicar uma máscara ou condicionador bem hidratantes – esse produto deve conter algum óleo na fórmula, como óleo de argan, abacate, macadâmia, amarula, girassol ou mesmo manteiga de karité, que é muito hidratante. Para saber, basta ler o rótulo. Além do esverdeado, alguns cabelos loiros ficam amarelados no verão, um amarelo forte, artificial, que compromete o visual. Quando isso acontecer, é indicado lavar os cabelos uma vez por semana com xampu com pigmentos violetas, que geralmente são os indicados para cabelos loiros. E nesse caso também deve-se aplicar um produto de hidratação potente após o xampu.


COMO MANTER A COR BEM ILUMINADA ?

Como manter a cor iluminada o verão inteiro? A única coisa que se deve fazer é tratar os fios uma vez por semana, para deixá-los bem hidratados, como expliquei na questão anterior. O tratamento ideal pode ser feito uma vez por semana em casa, intercalando dois tipos de produto – uma máscara reconstrutora e um produto hidratante que contenha óleos (argan, macadâmia, girassol, manteiga de karité etc). Atualmente, tanto as máscaras quanto esses produtos mais oleosos são elaborados com alta tecnologia, o que os tornam mais concentrados e potentes para o tratamento em casa. Outro cuidado infalível para proteger os cabelos loiros no verão é aplicar óleo nos fios. No dia em que lavar e utilizar a máscara ou o hidratante vale a pena aplicar um óleo sem enxágue. Fora isso, outros recursos favorecem o brilho e a cor dos cabelos loiros, como usar um xampu de brilho (é importante alternar marcas), spray de brilho, produtos bifásicos que misturam óleo e água, que se usa como leave-in, inclusive, esse produto pode ser usados até em cabelos mais finos sem ficar pesado, por ser bifásico dilui o óleo e não pesa. Além disso, ao contrário do que a maioria das mulheres faz, não recomendo tonalizante para dar brilho. O segredo é tratar o cabelo e proteger do excesso de sol, de preferência com chapéu ou boné, além de usar filtro solar. Outro mito sobre os cabelos loiros é aquele que o cabelo clareia com o sol, sim é verdade, mas sem exagero; caso contrário, o cabelo ficará ressecado.



PARA QUEM USA CHAPINHA E SECADOR...

Como manter os cabelos saudáveis nessa época em que se usa muito secador e chapinha (por conta de compromissos e festas). Isso sem contar o desgaste de ressecamento provocado pelo cloro, sal e sol. O primeiro passo é evitar fazer escova, chapinha e babyliss, já que o sol, o sal e o cloro, que danificam muito, são inevitáveis. O ideal é deixar essas técnicas para o inverno. E já que a época é de festas e encontros, o que exige cabelos produzidos, vale abusar dos penteados, como tranças, rabo de cavalo e coques. Fica diferente e é uma boa alternativa pra se libertar da escova e da chapinha, sem contar que refresca. Se as mulheres evitarem os aparelhos que aquecem os fios e não deixarem de fazer as hidratações semanais os cabelos ficarão saudáveis e bonitos, mesmo no verão.




Se o secador e a chapinha não forem usados corretamente, o cabelo pode ficar feio e sem brilho, sendo assim, é preciso observar algumas dicas para que eles possam estar sempre belos. Eles podem ser usados todos os dias sem problemas, pois a alta tecnologia presente nesses aparelhos permite que, ao mesmo tempo em que alisam e secam, protejam os cabelos.


Antes de secar os fios é importante usar os produtos certos para obter bons resultados. Os cremes termo-ativados agem nos fios como protetores, formando uma barreira térmica que permite o uso desses aparelhos com altas temperaturas sem prejudicá-los. O secador deve ficar longe dos fios na hora de usá-lo, o ideal é colocar um jato morno para secar as madeixas e tirar toda a umidade, em seguida coloque no ar quente e modele como quiser. A distância adequada é entre 10 a 15 centímetros de distância dos cabelos.


Hoje existe no mercado uma grande variedade de chapinhas inteligentes, elas prometem diminuir os danos nos cabelos, como é o caso das que tem placas de cerâmica, turmalina e de titânio, inclusive algumas já regulam as temperaturas. A temperatura deve variar conforme a estrutura de cada fio. Confira:


- Cabelo grosso e armado deve usar temperatura entre 170 e 200 graus;


- Cabelo fino e sensível à temperatura ideal é entre 100 e 150 graus.




COMO FAZER P/O CABELO CRESCER MAIS NO VERÃO ?


Para fazer seu cabelo crescer rápido, com brilho e força, algumas dicas são primeiramente fazer com que sua circulação sanguínea no couro cabeludo melhore, para isso ao lavar você pode fazer massagens para que os fios possam crescer rápido, assim a fibra do cabelo recebe os nutrientes necessários para fazer o desenvolvimento. Durante a lavagem correta é necessário fazer movimentos circulares em toda a cabeça com a ponta dos dedos, por dois minutos, outras dicas são pelo menos uma vez por dia vire-se de cabeça para baixo e passe um pente largo ou uma escova de madeira, ou os próprios dedos entre os fios para fazer melhor distribuição da oleosidade natural do cabelo deixando-o mais brilhante.

Durante o dia a dia você não deve abafar o couro cabeludo com lenços, bonés, faixas e evite deixar o cabelo muito preso, principalmente se estiver molhado, pois isso pode prejudicar no momento de crescer rápido, e fazer com que seu cabelo fique sem vida e brilho.


COMO FAZER O CABELO CRESCER MAIS RÁPIDO ?

Quais alimentos fazem o cabelo crescer mais rápido?





A queda de cabelo e o não crescimento rápido também estão ligados diretamente na alimentação das pessoas. Para que possa fazer seu cabelo crescer rápido é recomendável fazer ingestão de alimentos que contenham ferro e zinco que poderão ser encontrados em carnes vermelhas, fígado, ovos, grãos integrais, farelo de trigo, nozes, brócolis, lentilha e feijão esses alimentos são excelentes e contribuem para fazer seu cabelo crescer rápido e saudável. Os exercícios físicos são ótimos e fazem com que o coração bombeie o sangue mais rápido que resulta em aminoácidos, as vitaminas e os nutrientes chegam mais facilmente ao cabelo, e ajudam a crescer rápido.


Agora que você já sabe como fazer o cabelo crescer mais rápido e saudável não perca mais tempo e utilize as dicas dadas, se seu cabelo continua com dificuldades no desenvolvimento e momento de crescer rápido procure um médico especialista para detectar o que está acontecendo com seu cabelo.


VITAMINAS E SUAS IMPORTÂNCIAS P/O CABELO...


Uma alimentação saudável também é fundamental, somente assim o cabelo irá ter viço e mais força para crescer sendo saudável, então procure investir em uma dieta balanceada e que contenha boas doses de manganês e ácidos graxos, além de todos os outros nutrientes já que várias vitaminas e minerais são utilizados pelo corpo para não só fazer os fios crescerem como também deixá-los sempre lindos.


Para um cabelo saudável a ingestão de algumas vitaminas é essencial, são elas:


Vitamina A: (Cenoura, Melão, Pêssego, Gema de Ovo, Espinafre…) – Regula a produção do sebo no couro cabeludo;


Vitamina B: (Leites, Legumes, Cereais…) – Para uma renovação saudável das células para que o cabelo possa crescer;


Vitamina B12: (Ovos, leites…) – É essencial para manter a saúde dos cabelos, para manter sua força e é a chave para evitar a queda de cabelo;


Vitamina C: (Limão, Laranja, Tomate) – è muito importante para o crescimento dos fios.


Outras vitaminas e alimentos – Além das vitaminas, seu cabelo também precisa de outros alimentos, leia: Alimentos para o Cabelo.


UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL TBÉM AJUDA...



- Espinafre, Cenoura, Gema de ovo, Melão e pêssego – Contem vitamina A que controla e regula a produção de Sebo no couro cabeludo.


- Leite, Cereais integrais, legumes e nozes – contem vitamina B, que ajuda na renovação saudável das células dos fios de cabelo.


- Tomate, Limão, Laranja – Contém vitamina C que estimula a circulação sanguínea e o crescimentodos fios do cabelo.


- Gérmen de trigo, cereais integrais, produtos a base de soja, feijão e alimentos salgados – Contem Zinco, Cobre, Ferro e Iodo, que ajudam no crescimento e fortalecimento dos fios.


DICA CASEIRA PARA DAR BRILHO AO CABELO...


Para deixar os cabelos com AQUELE brilho, lave-os com 1 litro de água fria, colque duas colheres de vinagre, e NÃO SE PREOCUPE , o cheirinho do vinagre desaparece.


no liquidificador, bata ½ abacaxi e 1 col. (chá) de óleo de soja ou amendoim. Passe essa máscara uma vez por semana nas mechas úmidas, aguarde 20 minutos e enxágue em seguida.


Receita Caseira para Clarear os Cabelos:


Ingredientes:


1 copo de leite integral

3 sachês de chá de camomila


Modo de Fazer:


Ferva 1 copo de leite depois adicione os 3 sachês de camomila dentro e abafe, espere esfriar . Depois com os cabelos limpos e secos adicione a mistura aos poucos nos fios e penteie delicadamente. Depois pegue sol com a mistura no cabelo.


CUIDADOS QUE SE PODE FAZER EM CASA...



Cebola: A cebola tem propriedades anti-queda. Esmagá-la com um pouco de água e aplicar a mistura no cabelo durante alguns minutos ajuda e muito. Depois é só lavar o cabelo normalmente que o cheiro vai embora!


Folhas de bananeira: Ferva como se estivesse fazendo um chá. Lave e condicione os cabelos normalmente e, depois da última enxaguada, jogue o chá. Faça disso uma rotina, e verá a diferença!


Babosa: Bata no liquidificador a babosa com ampolas de vitaminas e um creme de tratamento de sua preferência. Aplique e deixe agir por 15 minutos. A receita da vovó dá certo!


Alecrim: Limpe bem o pote de vidro e pique folhas de alecrim até atingir a metade do frasco. Use uma espátula para socar o alecrim e fazê-lo liberar seus óleos. Despeje vinagre de maçã até preencher a metade do vidro. Reserve essa mistura por 15 dias. Após o termino dos 15 dias, complete o restante do vidro com álcool.


PARA QUEM USA MUITA CHAPINHA OU SECADOR...


Abacate com mel

Bata meio abacate com duas colheres (sopa) de mel no liquidificador. Passe a mistura nos fios úmidos e deixe 20 minutos, usando uma touca térmica ou uma toalha. Depois, lave os cabelos normalmente.


Banana e aveia

Amasse uma banana e misture-a com uma colher (sopa) de aveia, em flocos bem pequenos, até criar uma pasta. Aplique a máscara nos cabelos molhados e deixe agindo por 20 minutos. Depois, lave a cabeça como de costume.


Mamão com banana

Bata meio mamão com uma banana e aplique a máscara no cabelo molhado. Espere agir por 20 minutos com uma touca térmica. Em seguida, lave normalmente.


Mamona e abacate

Coloque no liquidificador uma colher (sopa) de óleo de mamona ou de rícino e um abacate médio maduro e picado. Bata todos os ingredientes e aplique a mistura nos cabelos úmidos. Deixe agir por 30 minutos com uma touca térmica. Espere esfriar e lave bem com água morna. "Prefira usar xampu neutro sem sal e aplique um leave-in depois", ensina Lucienne de Souza, esteticista e cosmetóloga do Spa da Pele.


PARA NÃO FICAR RESIDUOS DE DESCOLORANTES NOS CABELOS...


Iogurte e mel Bata no liquidificador meio copo de iogurte natural e duas colheres (sopa) de mel. Passe essa mistura por todo comprimento dos fios secos e espere 40 minutos antes de lavar normalmente.


Espinafre com alecrim Cozinhe um maço de espinafre por cinco minutos e coloque-o no liquidificador com dois galhos de alecrim. Em seguida, retire o excesso de líquido que formar e aplique a máscara nos fios. Deixe hidratar por 15 minutos e retire.


Abacate, banana e mamão

No liquidificador, bata meio abacate, meio mamão e uma banana. Passe a mistura nos fios secos, da raiz às pontas, e deixe por 30 minutos. Depois, lave bem os cabelos.


TIRANDO OS DANOS DAS TINTURAS...


Manga e clara

Corte uma manga e bata-a com a clara de um ovo. Aplique a máscara nos cabelos limpos e úmidos e deixe por 20 minutos. Enxágue com água morna.


Creme de queratina Coloque no liquidificador um abacate, uma colher (sopa) de mel e uma ampola de queratina. Passe a receita nos cabelos limpos e úmidos. Após 20 minutos, lave com água morna. Para finalizar, dilua uma colher (chá) de vinagre em um litro de água e jogue nos cabelos.


Castanhas e leite de coco

Forme uma pasta com uma xícara (café) de castanhas picadas e uma xícara (café) de leite de coco. Aplique a mistura nos cabelos secos e deixe agir por cerca de 15 minutos. Lave normalmente.


Laranja, mel e banana

Esprema duas laranjas, misture duas bananas amassadas e cinco colheres (sopa) de mel aquecidas. Aplique a máscara nos cabelos pré-lavados e úmidos deixe duas horas. Depois, lave a cabeça normalmente. Amacie os fi os com progressiva e definitiva


Creme de iogurte

Bata um copo de iogurte natural com duas ampolas de vitamina A, meio abacate e a gema de um ovo. Aplique a máscara nos fios úmidos e deixe por 30 minutos. "Essa combinação é poderosa, pois o abacate e o iogurte formam uma capa protetora nos fios, impedindo a perda de água", ensina Ruben Navarro, hair stylist do Walter’s Coiffeur.


Cenoura com babosa Corte quatro folhas de babosa e retire a pasta interna. Em seguida, rale uma cenoura média. Com uma colher, misture a pasta da babosa à cenoura até formar uma mistura homogênea. Esprema o líquido que sobrar e aplique a mistura nos fios úmidos. Deixe agir por 30 minutos e lave os cabelos em seguida.


Clara de ovo e abacate

No liquidificador, bata um abacate picado com uma clara. Aplique por todo comprimento dos cabelos secos e espere 40 minutos. Após esse período, lave.



Água de coco com polpa e óleo vegetal

Bata a polpa do coco e a água de coco no liquidificador com uma colher (chá) de óleo vegetal. Aplique nos cabelos secos, deixando agir por cerca de 30 minutos. Lave bem após esse tempo. Uma dica: "Duas vezes por semana, após lavar os cabelos normalmente, passe água do coco nos fios",




PARA CABELOS NORMAIS...


#1- Cabelos Normais:


Ingredientes: ½ mamão papaia e um copo de água (200 ml)


Modo de preparo: Bata os ingredientes no liquidificador e depois, passe o creme nos fios molhados.Deixe por 20 minutos com o cabelo em um toca térmica ou enrolado em uma toalha morna. Enxague.


"O mamão é rico em vitaminas, minerais e enzimas que ajudam a nutrir o cabelo, remover resíduos indesejados e adicionar brilho e maciez",



CABELOS SECOS :


Ingredientes: ½ abacate e 1 clara de ovo


Modo de preparo: Bata os ingredientes no liquidificador e aplique nos cabelos úmidos. Deixe agir por 20 minutos e, se quiser, potencialize a ação dos ingredientes com o auxílio de uma toca térmica.


Segundo Roberta, o abacate contém uma grande quantidade de óleos e vitaminas e age como excelente restaurador e conservador. Já a clara de ovo é rica em albumina, uma proteína que ajuda na formação e recuperação das cutículas.




CABELO SECO 2

Ingredientes: ½ mamão e ½ banana

Modo de preparo: Bata tudo no liquidificador e aplique no cabelo, deixando agir por 20 minutos. Em seguida, lave com xampu e condicionador para selar as cutículas.


A banana é importante porque tem inúmeros nutrientes, entre eles, o potássio, que ajuda a deixar os cabelos secos mais macios, de acordo com Roberta.


CABELOS RESSECADOS :

Ingredientes: 500 ml de suco de limão, 1 laranja descascada picada, 1 colher (sopa) de mel e 1 colher (café) de óleo de argan


Modo de preparo: Junte todos os ingredientes, menos o óleo de argan e bata no liquidificador. Logo após, adicione o óleo e misture. Passe no cabelo e deixe por 40 minutos. Depois é só lavar com xampu neutro.


CABELOS RESSECADOS 2 :

Ingredientes: 1/2 abacate e 250 ml de iogurte

Modo de preparo: Bata os ingredientes no liquidificador. Depois de lavar os cabelos com o seu xampu, divida-o em mechas e aplique apenas no comprimento. deixe agindo por 40 minutos.

2 comentários:

Ingrid Fernandes disse...

Mãe, obrigada pelo lindo comentário que você postou em meu blog... Eu adorei!!!

Te amo muito minha mãezinha linda!!!

Beijos!

Ingrid Fernandes disse...

Ahh! O blog está lindo! Ótima essas dicas para o verão, que já vem chegando! Obáaaa!